Desinprag Detetizadora

ATENDIMENTO 24 HORAS EM SÃO PAULO
COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE

Ligue agora mesmo

Serviços Desinprag - Pragas Urbanas

Pulgas

Existem cerca de 2.200 diferentes espécies e subespécies de pulgas distribuídas por todo planeta (exceto Antártida). As principais espécies de pulgas conhecidas no meio urbano são: a pulga de origem canina (Ctenocephalides canis), pulga de origem felina (Ctenocephalides felis felis). Temos ainda uma espécie de pulga que tem a sua origem no roedor urbano (Xenopsylla cheopis) que por ter um hospedeiro muito perigoso pode transmitir doenças serias, como por exemplo à peste bubônica e o tifo murino.
O controle da pulga começa com o tratamento do animal, tratando-se então a casa e os locais onde vive e circula o animal, utilizando inseticidas de grande poder residual.
Como no 1° tratamento não há a possibilidade da penetração do inseticida nos ovos, é necessário que haja a eclosão dos ovos para que o residual esteja eliminando as larvas, para que dessa forma interrompa o ciclo de vida da pulga. As etapas têm que ser executadas e têm que ser feitas juntas, ou ao menos o animal de estimação deve ser tratado primeiramente. Outro fator importante para um bom controle contra pulgas é a aspiração dos pisos antes dos tratamentos, eliminando resíduos e poeira que interferem na penetração do inseticida, assim ovos e larvas para impedir o ciclo de vida da pulga.

Baratas

Em nossas residências e ambientes de trabalho podemos facilmente criar “habitats” para as baratas, através do acúmulo de jornais e livros, acúmulo de lixo, furos e rachaduras em paredes, azulejos soltos, forros de gesso e madeira, vãos entre a instalação elétrica / hidráulica e as paredes, espaço entre o fundo de armários embutidos e gabinetes em relação a parede.
Também em armários e ambientes fechados pouco ventilados, com acúmulo de materiais como em maleiros de guarda-roupas, cabine de quadros de energia e medidores de água, porões, sótãos).
As baratas são os insetos mais comuns ao convívio humano, no entanto, das cerca de 4.000 espécies existentes, a sua maioria é silvestre. Apenas menos de 1% busca o convívio com o homem, devido às condições propícias relacionadas à disponibilidade de alimento, abrigo e água. Estas espécies são chamadas de baratas domésticas.
Assim, baratas domésticas são aquelas que vivem dentro de residências (domicílios ou outras estruturas construídas pelo homem), no peridomicílio (ao redor de estruturas) e seus anexos, tais como caixa de gordura, esgoto, bueiros e outros locais úmidos e escuros.
A presença de baratas em nossos lares causa, sem dúvida, mais distúrbios para seus moradores (aflição, angústia, “stress”) do que qualquer outro inseto próximo ao homem. Parte desse incômodo se deve ao fato das pessoas não gostarem de nenhum tipo de inseto. Além do mais, existe uma crença de que a presença de baratas demonstra que o local não possui higiene e conservação adequadas.
Popularmente, as baratas são consideradas veiculadoras de doenças causadas por disseminação mecânica de patógenos diversos tais como esporos de fungos, bactérias, vírus, etc., nas pernas e corpo, adquiridas quando percorrem esgotos e lixeiras ou outros lugares contaminados.
Barata Germânica
Barata Oriental
Barata Americana

Formigas

A maioria das formigas que ocorre no ambiente doméstico é poligínica, isto é, possui mais de uma rainha inseminada dentro do ninho. Elas reproduzem-se tanto por vôo nupcial quanto por fragmentação. Algumas utilizam somente o último método de fundação de novas colônias, não ocorrendo mais o vôo nupcial. Elas são muito agressivas com outras espécies, o que faz com que, muitas vezes, ocorra a presença de uma única espécie dentro de um edifício de vários andares, pois impedem a entrada de outras espécies de formigas. Apesar de serem agressivas com outras espécies, elas apresentam pouca agressividade quando ninhos da mesma espécie ocorrem em uma mesma área. Uma característica das formigas, além das acima citadas, é a facilidade com que mudam o ninho de lugar. Isto faz com que ocupem rapidamente novos lugares dificultando seu controle.
As formigas domésticas causam incômodo, pois atacam alimentos deixados sobre mesas, pias e dentro de armários. Algumas podem picar e a picada pode ser dolorida e dependendo da sensibilidade da pessoa, causar alergias. Ainda podem danificar aparelhos eletrônicos, pois fazem seus ninhos dentro deles podendo ocasionar curto circuitos. O problema aumenta quando as formigas ocorrem dentro dos hospitais. Por serem muito pequenas, elas têm acesso a locais proibidos como UTI, centros cirúrgicos e berçários. Passeiam sobre materiais esterilizados podendo contaminá-los, pois elas carregam bactérias em seus corpos. Frequentam enfermarias e quartos de pacientes andando sobre ferimentos e veiculando microorganismos. Desta forma são importantes na infecção hospitalar.

Traças

As traças podem ser consideradas importantes pragas em áreas urbanas, pois infestam roupas, papéis, tapeçarias, estofados, livros, frutas secas, grãos ou outros alimentos armazenados, e muitos outros produtos. Na área urbana identificam-se três grupos distintos: O grupo formado pelas traças-dos-livros ou traças-prateadas, pertencentes à ordem Thysanura; e o grupo formado pelas traças-das-roupas e as traças de produtos armazenados, pertencentes à ordem Lepidoptera. Medem no máximo 50 mm de comprimento, possuem corpo alongado, com filamentos caudais, olhos compostos reduzidos ou ausentes e antenas filiformes (alongadas). São insetos que se alimentam de matéria orgânica vegetal, e substâncias ricas em proteínas, açúcar ou amido, assim, em residências, atacam cereais, farinhas de trigo (úmidas), papéis que contenham cola (papel de parede, livros encadernados em brochura, etc), e alguns tecidos. Possuem hábitos principalmente noturnos, vivendo em ambientes úmidos e escuros. Escondem-se em frestas de móveis, armários, rodapés e caixas.
DICAS IMPORTANTES SOBRE AS TRAÇAS
Traças adoram sujeira e umidade. Para mantê-las à distância podem ser tomadas algumas medidas:
  • Elimine pontos de umidade e vazamentos (encanamento e possíveis abrigos (cantos,frestas,etc)
  • Evite acumular papéis, jornais, revistas, livros.
    Se ainda assim for necessário manter esses itens, mantenha em local sempre limpo, arejado e ensolarado 
  • Limpe armários e gavetas quinzenalmente
  • Nunca guarde roupa suja ou úmida
  • Lave a rouparia (roupa de cama, banho, copa) com frequência, mesmo que as peças não sejam usadas regularmente
  • Use aspirador para limpeza no lugar de vassoura e/ou espanador
  • Guardar alimentos, massas e cereais em recipientes bem fechados

Percevejos

Percevejos só se alimentam de sangue. Em condições legais, os percevejos foram capazes de sobreviver até um ano sem uma refeição. Eles preferem ser mais ativo à noite, quando o hospedeiro está dormindo. Encontrado em rachaduras e fendas, incluindo costuras de colchões , lençóis, móveis, atrás de rodapés, placas de tomada elétrica e molduras. Frequentemente encontrados em hotéis, onde eles podem viajar de sala em sala e na bagagem ou outros pertences pessoais dos visitantes, tais como bolsas e pastas. As fêmeas podem depositar 1-5 ovos por dia, e pode colocar 200 a 500 ovos em uma vida inteira.
Sob temperatura ambiente normal e com um abastecimento alimentar adequado, eles podem viver por mais de 300 dias. Há muitos sinais possíveis de atividade de percevejos. O primeiro estaria vendo os erros. Adultos percevejos são sobre a forma eo tamanho de uma semente de maçã. Um segundo sinal seria peles de caso. Como os erros juvenis crescem, elas trocam de pele, a descoberta de que podem indicar sua presença. Após a alimentação, os percevejos regressar ao seu abrigo para se esconder. Eles finalmente defecar nessas áreas, que aparece como preto para manchas marrons em superfícies porosas ou preto para montes marrons em superfícies não porosas. Mordidas também podem indicar a atividade de percevejos, mas novos sinais terão de ser encontrado, já que outras fontes podem causar vergões vermelhos na pele.
DICA:
Sempre que voltar de uma viagem, verifique bem seus pertences e tome muito cuidado antes de guardar suas roupas.
Em viagens principalmente para exterior, facilmente há infestação desta praga.
TRATAMENTO:
Aspiração de toda área infectada, aplicação de pulverização a base de carbamato, sendo as vezes necessária até 2 aplicações para melhor controle da praga.

Escorpiões

Os escorpiões são animais invertebrados terrestres, carnívoros e de hábitos noturnos. Procuram locais quentes, úmidos e escuros para se abrigarem, por isso, em regiões urbanas, são encontrados facilmente atrás de vasos sanitários, junto a roupas, atrás de batentes de portas, tacos soltos, dentro de sapatos, sob pedras e entulhos. Sua alimentação é baseada em insetos invertebrados como cupins, grilos, baratas, moscas e aranhas. Seus pedipalpos são longos e modificados, apresentando uma pinça na extremidade, semelhante às pinças dos caranguejos.
São estruturas de defesa e captura de alimento. O escorpião-amarelo possui uma serrilha no 4º segmento da “cauda”, e no último segmento anterior à glândula de veneno uma mancha castanho-escura. Já o escorpião-preto possui o corpo de cor castanho-escuro e apêndices mais claros com manchas na mesma cor do corpo. Chegam a maturidade com o peiodo de 2 a 6 anos de vida. As picadas causam graves danos , e a do escorpião-amarelo é a mais perigosa. São picadas muito doloridas e podem provocar diversos sintomas, até letais em alguns casos, principalmente em crianças menores de 7 anos.

Aranhas

As aranhas ou araneídeos são a ordem mais numerosa da classe Arachnida, distantemente relacionadas com outros grupos deartrópodes, como os insetos, com os quais não deve ser confundidas.
Possuem duas subordens:
Opisthothelae (a mais diversa e abundante, que contém os táxons Mygalomorphae, as caranguejeiras, e Araneomorphae, as aranhas modernas), e a Mesothelae, a qual contém apenas a família Liphistiidae, constituída de aranhas asiáticas raramente avistadas.
As aranhas ou araneídeos são a ordem mais numerosa da classe Arachnida, distantemente relacionadas com outros grupos deartrópodes, como os insetos, com os quais não deve ser confundidas.
Possuem duas subordens: Opisthothelae (a mais diversa e abundante, que contém os táxons Mygalomorphae, as caranguejeiras, e Araneomorphae, as aranhas modernas), e a Mesothelae, a qual contém apenas a famíliaLiphistiidae, constituída de aranhas asiáticas raramente avistadas.


A mais comum em residências é a ARANHA MARROM, Tem hábitos noturnos e costumam se esconder atrás de quadros, móveis, entre as roupas usadas (principalmente nos lugares mais suados e com odor mais forte). Não faz teia, mas forra seu abrigo com um tapete pegajoso de seda. 


ARANHA DE JARDIM possui coloração acinzentada com mancha negra em forma de seta no dorso do abdome e seu veneno é pouco potente. De hábitos diurnos, vive próximo à residências e piscinas, em jardins e pastos, o que facilita acidentes. As fêmeas carregam a ooteca presa ao abdome.

×